segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Deputado Dr. Sinval Malheiros diz que HC da Unicamp é referência para o Brasil

Médico e deputado Dr. Sinval Malheiros ao lado do superintendente do HC da Unicamp, João Batista de Miranda, e do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge

O médico e deputado Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) marcou presença, nesta segunda-feira (26), na cerimônia de comemoração dos 30 anos de um dos pilares de excelência da saúde pública do Estado de São Paulo: o Hospital de Clínicas da Unicamp.
Nascido de uma ousada empreitada do fundador da universidade, Zeferino Vaz, que queria um hospital de renome na Unicamp, o HC é hoje, o elo mais visível da cadeia de relações da Unicamp com a sociedade.
Para o médico e deputado, os números do HC são impressionantes: em três décadas, atendeu cerca de seis milhões de habitantes de todo país, realizou quase 6500 transplantes e atinge neste ano, a marca de 450 mil cirurgias.
“Nesse período, passaram pelo hospital mais de 15 mil alunos de graduação de medicina, enfermagem, farmácia e fonoaudiologia”, enfatizou Malheiros, que também é professor da Faculdade de Medicina de Catanduva.
Cerimônia - Para marcar os 30 anos do HC, a Unicamp reuniu nesta segunda-feira (26/10), a partir das 8h30, autoridades, colaboradores, docentes e alunos. Durante a cerimônia foi enterrada uma "cápsula do tempo" 500 mensagens para serem expostas em 2035, quando o HC completar 50 anos.
Segundo o superintendente do hospital, professor João Batista de Miranda, o objetivo principal do aniversário do HC é parabenizar a todos que ajudaram, de alguma maneira, a construir as várias realidades desse hospital.
“Por trás de toda essa estrutura estão pessoas e sem o empenho e dedicação desses profissionais de saúde, dificilmente alcançaríamos um patamar como o de hoje”, garante Miranda que foi aluno da FCM e residente na Santa Casa.
Dentre essas pessoas, Miranda enalteceu o trabalho do deputado Dr. Sinval Malheiros. Na última semana, Malheiros defendeu junto à bancada paulista na Câmara Federal repasses de R$ 100 milhões para investimentos no Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas.
Atualmente, o hospital ocupa quase 104.000 metros quadrados no distrito de Barão Geraldo, a 12 quilômetros do centro de Campinas, e possui uma área construída de aproximadamente 65.000 m2, distribuídos em sete blocos interligados, de seis andares cada.
Com atendimentos integralmente através do SUS, anualmente são realizados 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale, em média, a 40 cirurgias diárias.
Excelência - Na opinião do médico e deputado Dr. Sinval Malheiros, os serviços do HC da Unicamp são referência para todo o Brasil. Entre eles os implantes cocleares para crianças e adultos. A marca está próxima dos 1000 pacientes de quase todos os estados.
As cirurgias para tratamento de epilepsia também destacam a instituição e já chegam a 500 desde o ano 2000. As cirurgias barátricas, iniciadas em 1999 alcançaram mais de 1000 pacientes nesses anos. Na área de oncologia, o HC está entre cinco maiores hospitais do Estado em atendimentos de casos de câncer.
"Quero reafirmar nosso compromisso, delineado pelo planejamento estratégico da Universidade, de continuamente adequar e tornar o HC um dos melhores hospitais universitários de alta complexidade do Estado e do País, assumindo cada vez mais um papel estratégico e estruturante para a região", finaliza o superintendente João Batista de Miranda.

Colaboração do joralista ; Jurandyr Bueno

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...