terça-feira, 28 de abril de 2015

Aos 82 anos, Antônio Abujamra é encontrado morto em SP

 Foto: TV Cultura / Divulgação

Morreu em São Paulo, nesta terça-feira (28), o apresentador, diretor e ator Antônio Abujamra, aos 82 anos. Ele estava dormindo em sua casa quando foi encontrado pelo filho, o músico e também ator André Abujamra. Ainda não há informações sobre a causa da morte, velório e enterro.
Conhecido pelo humor ácido e crítico em relação aos tabus sociais, Antônio foi por anos um dos grandes trunfos da TV Cultura, onde apresentava o programa Provocações, recebendo convidados para entrevistas desde agosto de 2000. O último foi exibido no dia 21 de abril, tendo o humorista Eduardo Sterblitch como convidado.

Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, em 15 de setembro de 1932, Antônio Abujamra se formou em filosofia e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 1957. Porém, foi só em 1961 que fez sua estreia profissional como diretor da peça Raízes , de Arnold Wesker, no Teatro Cacilda Becker.

Com uma carreira premiada por trás das câmeras e cortinas, Abujamra não viu outra saída que não brilhar também diante delas. Aos 55 anos, teve seu primeiro papel na televisão. Entre os trabalhos mais marcantes estão: Que Rei So Eu? (1989), Terra Nostra (1999), Sassaricando (1987) e Saramandaia (2014), sua última atuação em rede nacional. No teatro, chegou a ser premiado pelo desempenho no monólogo O Contrabaixo , de Patrick Suskind, (1987). Já no cinema, encantou as crianças como o porteiro do hotel de Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme (1999).

Além de André, Antônio deixa um outro filho e dois netos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...