domingo, 22 de março de 2015

Catanduva Conquista o Título de Tricampeão Paulista de Xadrez

Vitória: Catanduva Conquista o Título de Tricampeão Paulista de Xadrez
João Miguel La Justicia (campeão)
Ana Carolina Borsato (vice Campeã)
Antonio Celidonio Ruette e Professor Gleison Begalli
O enxadrista João Miguel La Justicia de Sousa, 10 anos, da Escola Municipal Graciema Ramos da Silva (CAIC) é o tricampeão paulista de xadrez. O jovem participou do último final de semana em São Paulo, do Campeonato Paulista de Xadrez Sub 10, 14 e 18 anos e trouxe para a cidade mais uma vez a vitória.
Com o título de campeão, o jovem enxadrista obteve pela terceira vez consecutiva o direito de representar o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro, na categoria Sub 10 Anos Absoluto. O Campeonato está marcado para acontecer em abril.
“Apesar do resultado favorável, a manutenção do título foi acirrada, pois La Justicia sofreu um revés na quarta e penúltima rodada do evento quando enfrentava o enxadrista da capital Vinicius Taishun Lima que assumiu a ponteira isolada da prova. Precisando de apenas um empate na rodada final, o paulistano que estava em posição superior no último jogo, cometeu um erro e acabou derrotado por outro concorrente da capital”, conta o professor Gleison Begalli esteve acompanhando os enxadristas em São Paulo e espera poder repetir os resultados em Catanduva.
“Seria gratificante se conseguíssemos mais um título no próximo final de semana”, comenta Begalli a respeito do Campeonato Paulista - categorias Sub 08, Sub 12 e Sub 16 Anos (Absoluto e Feminino) que acontecerá em Catanduva nos dias 21 e 22 de março.
Com a vitória de La Justicia na rodada final a categoria terminou com quatro jogadores empatados na primeira colocação com quatro pontos. A classificação final acabou sendo decidida pelos critérios de desempate o que acabou favorecendo o jogador da cidade feitiço.
Já a consagrada jogadora Ana Carolina Teodoro Borsato (Colégio São Mateus), manteve a regularidade de sempre e foi vice-campeã paulista na categoria Sub 18 Feminino.
“Ana Carolina que é uma das mais consagradas jogadoras de toda a história do xadrez catanduvense e nessa prova obteve quatro vitórias”, frisa Begalli.
A enxadrista Sara Beatriz Silva Oliveira (Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Darci Helena) também obteve índice para subir ao pódio e, com duas vitórias e um empate, ficou com a 10ª colocação na categoria Sub 14 Anos Feminino.
Já Matheus Bernardo de Almeida (Colégio São Mateus), Igor Amaral (Graciema Ramos da Silva – CAIC) e Vagner Gabriel dos Santos (ABC do Saber), também estiveram presentes representando Catanduva.
CURRÍCULOS
João Miguel La Justicia de Sousa tem dez anos e apesar da pouca idade, coleciona muitos títulos. Além de tricampeão paulista, obteve o terceiro lugar no Campeonato Pan-americano em 2013. Campeão do Circuito SESC e Liga do Enxadrista nos últimos anos é uma das grandes promessas e revelações do xadrez local.
Ana Carolina Teodoro Borsato tem 16 anos e já foi campeã Paulista de Xadrez em todas as categorias de base. Começou vencendo o Campeonato Paulista Sub 08 Anos Feminino em 2006 e de lá para cá, venceu Campeonatos Brasileiros, Circuitos Regionais, Abertos do Brasil, Campeonato Paulista Feminino Livre e foi à jogadora revelação em 2014 após a conquista do Brasileiro de sua categoria. Já viajou para Argentina, Peru e México representando o Brasil em Campeonatos Pan-americanos e Sulamericanos.
DESTAQUE
O presidente do Clube de Xadrez de Catanduva, Antônio Celidônio Ruette, afirma que a cidade tem tradição em destacar jogadores na atividade e que os resultados dessa primeira disputa em São Paulo já demonstra o excelente trabalho realizado em Catanduva.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...