domingo, 25 de janeiro de 2015

Há 20 anos, Cantona chocava o mundo com voadora em torcedor na Inglaterra

Agressão valeu a francês pena dura: cadeia, multa e suspensão dos gramados
Há exatos 20 anos, em 25 de janeiro de 1995, o futebol inglês ganhou as manchetes internacionais com um incidente que é comemorado por alguns e lamentado por muitos. Expulso no empate por 1 a 1 entre Crystal Palace e Manchester United, o atacante francês Eric Cantona reagiu à provocação de um torcedor na arquibancada e aplicou-lhe uma voadora, no incidente de pior repercussão no esporte do país desde a tragédia de Hillsborough (1989).

Após o cartão vermelho de Cantona por falta em Richard Shaw, um jovem chamado Matthew Simmons demonstrou toda sua irritação com o camisa 7 do United. "Volte para a França com a vagabunda da sua mãe, idiota", disparou Simmons, após descer 11 filas de assentos nas arquibancadas. Deixando o gramado, Cantona protagonizou a famosa cena da voadora, que acabou se convertendo em uma das punições mais pesadas do futebol inglês.

Pelo lance, Cantona foi levado a julgamento em março na Corte de Magistrados de Croydon, em Londres. Sentenciado a duas semanas na cadeia, além de 120 horas de serviços comunitários, o jogador foi suspenso dos gramados por oito meses e ainda pagou uma multa de 20 mil libras esterlinas. No julgamento, Simmons alegou inocência da acusação de provocar o incidente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...