sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bono diz que papel de uma banda de rock é aborrecer as pessoas

Bono diz que papel de uma banda de rock é aborrecer as pessoas - Getty Images
Nos últimos dias o U2 foi amplamente criticado por deixar o disco Songs of Inoccence disponível gratuitamente no iTunes, mas o líder Bono pensa que é bom "agitar as coisas" na indústria musical.

Ele disse em entrevista ao apresentador Jo Whiley, da rádio britânica BBC Radio 2: "Esse sempre foi o caminho. Foi assim em  nosso primeiro álbum. É meio que o motivo pelo qual você entra em uma banda, para agitar as coisas e aborrecer as pessoas. Essa é a coisa punk rock... a única coisa que poderia ter dado errado é ter sido ignorado".

O roqueiro justifica que, graças a iniciativa de sua manda, mais de 38 milhões de pessoas que escutaram ao álbum na última semana. Ele se sente realizado com isso.

Bono completou: "Se você é um compositor, se está em uma banda, é tudo o que você pode pedir. Se eles vão levar isso para o coração, aí é algo a parte".

Os críticos mais implicantes andaram dizendo que muita gente baixou o álbum por ser gratuito, mas acabou nem ouvindo.Bono retrucou: "Ah, pelo amor de Deus... temos pessoas que talvez queiram deletar, mas ninguém deletou mais músicas do U2 nos últimos cinco anos do que o próprio U2!".

A declaração de Bono aparece logo após a Entertainment Retailers Association (ERA - Associação dos Varejistas de Entretenimento) dizer através de seu presidente Paul Quirk, que essa atitude do U2 foi "tão prejudicial quanto a pirataria".

Paul disse: "A promoção é uma falha em muitos níveis. Desvaloriza a música, aliena a maioria das pessoas que não usam o iTunes e desaponta aqueles que preferem comprar  em loja física, já que poucas tinham estoque disponível do U2. Desistir da música assim é tão prejudicial aos valores da música como a pirataria, e os que mais vão sofrer são os artistas de amanhã. O U2 teve sua carreira, mas se uma das maiores bandas de rock no mundo está preparada para dar seu novo álbum de graça, como nós poderemos realmente esperar que o público gaste U$10 no álbum de um novato?"


Ele completou: "Isso confirma nossa visão de doar centenas de milhares de álbuns simplesmente desvaloriza a música e corre o risco de alienar 60% da população que não são clientes do iTunes".

"Se uma das justificativas dessa manobra é que iria impulsionar as vendas do catálogo do U2 no mercado como um todo, então até agora isso tudo foi um fracasso", finalizou.

O movimento vem após a Apple lançar uma ferramenta que permite aos consumidores remover o álbum com um clique, seguido a reclamações de alguns usuários de que as músicas teriam sido automaticamente baixadas.

Um porta-voz disse: "Alguns consumidores pediram para a possibilidade de deletar Songs Of Innocence da biblioteca, então nó criamos o itunes.com/soi-remove para deixar mais fácil de fazer. Qualquer consumidor que precisa de ajuda adicional deve contatar a AppleCare".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...