quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Saiba o que faz bem à saúde do cabelo, da pele e das unhas

Saiba o que faz bem à saúde do cabelo, da pele e das unhas
Cabelos e pele saudáveis levantam a autoestima de qualquer mulher. Porém, nem sempre manter a beleza e vivacidade deles depende apenas do uso de cremes de tratamento.

Para que o nosso corpo responda bem aos agentes externos como altas ou baixas temperaturas, vento e a exposição ao sol, a alimentação é um fator muito importante. Por isso, seguir uma dieta saudável e livre de excessos é fundamental.

Destacamos a seguir vitaminas e minerais indicados para a saúde dos cabelos, da pele e das unhas, e onde encontrá-los. Entretanto, para evitar consumo excessivo ou ter a certeza de que o seu corpo está com deficiência de algum deles, o ideal é procurar um dermatologista.

- Ferro: segundo especialistas, o ferro é um mineral que entra na composição da hemoglobina, pigmento de cor avermelhada no sangue. Quando em baixa quantidade causa anemia. A doença provoca pele seca, cabelos e unhas quebradiças, além de outras complicações. Está presente principalmente nas carnes, na aveia, no feijão e nas verduras de cor escura.

- Biotina: fundamental para reações químicas do corpo, a Biotina é uma vitamina do complexo B. De acordo com especialistas, a ingestão diária adequada é de 30Ug e a maior parte dela é sintetizada em nosso intestino. Além da produção em nosso corpo, é encontrada também na gema de ovo, no leite, nos peixes, nas nozes e na levedura. Já seus benefícios são notados nos cabelos, na pele e nas unhas.

- Vitamina C: conhecida também como ácido ascórbico, a vitamina C ajuda na formação do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos. Especialistas explicam que a vitamina ajuda na manutenção do colágeno produzido pelo corpo, além de agir no processo de cicatrização. Estudos apontam a eficácia de cremes com vitamina C na melhora de rugas finas na pele. No entanto, para especialistas, o consumo de alimentos que contêm a vitamina faz com que ela aja com mais rapidez. Entre eles estão: a laranja, o limão, o kiwi, o tomate, o abacaxi, o morango, o brócolis e a manga.  

- Vitamina E: especialistas explicam que a vitamina E é importante para as funções visuais, além de favorecer o sistema neurológico e atuar como antioxidante, auxiliando na retratação do envelhecimento. Recomenda-se 15mg por dia e pode ser encontrada em itens como o espinafre, o azeite, a couve e nas avelãs.

Agradecimentos: www.dicasdemulher.com.br

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